terça-feira, 9 de setembro de 2014

Computação em nuvem, uma realidade

Vivemos em um momento da Tecnologia onde a computação em nuvem está em evidência, os armazenamentos e aplicativos locais estão cada vez mais ameaçados de saírem de cena.
Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
CLOUD COMPUTING – FONTE: FOWARDTHINKING
Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.
As vantagens proporcionadas pela computação em nuvens são muitas. Uma delas — talvez a mais impactante para a maior parte das pessoas — é a não necessidade de ter uma máquina potente, uma vez que tudo é executado em servidores remotos.
Outro benefício é a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet para tal — ou seja, não é necessário manter conteúdos importantes em um único computador.
No entanto, nem tudo são flores. O armazenamento nas nuvens também gera desconfiança, principalmente no que se refere à segurança. Afinal, a proposta é manter informações importantes em um ambiente virtual, e não são todas as pessoas que se sentem à vontade com isso.
Recentemente, uma falha no iCloud (sistema de armazenamento em nuvem da Apple) sofreu com a segurança, fotos de celebridades “vazaram” e deixou a segurança da nuvem da Apple em cheque. Casos como esses tiram a credibilidade da tecnologia, mas ao mesmo tempo abrem espaços para novas pesquisas de segurança e aperfeiçoamento do serviço.
Trato o caso da Apple como descuido e falha interna, não culpo o serviço em si ou desconfio do mesmo, todas as empresas vão aprender com esse desagradável episódio. Muita coisa vai acontecer nesta nova etapa de “nuvem”, e acredito que a cada dia podemos ter serviços melhores e mais seguros.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário