terça-feira, 9 de setembro de 2014

A importância da comunicação com o Cliente

A imagem da empresa para seu público e para a sociedade em geral tem tanta importância que há campanhas criadas por profissionais especialistas em marketing para alavancar as opiniões positivas sobre uma empresa. Porém, parte dessa imagem, além de ser construída com o passar do tempo, inclui também algumas atitudes em relação ao mercado. Uma delas é a comunicação com o cliente.
O poder das mídias sociais para a empresa
A importância desta abertura foi ainda mais valorizada com a facilitação do acesso à tecnologia, através das mídias sociais – atingível para uma grande parte dos consumidores. Não há como fechar os olhos para uma realidade, a internet abriga diversas informações sobre um determinado produto ou serviço, e é assim que opiniões de quem já comprou ou utilizou cai facilmente aos olhos de outros possíveis clientes. Se a empresa não trata de valorizar essa comunicação, algo está errado. É relevante que a empresa tenha canais a partir dos quais é possível o cliente fazer críticas, dar sugestões e tirar dúvidas. Mas o espaço deve realmente existir, o que quer dizer, o cliente tem que receber um feedback.
O bom relacionamento com o cliente é essencial – Crédito: Reprodução
Canais acessíveis de comunicação
Canais de SAC ou sites e blogs são extremamente úteis para solidificar essa ponte entre cliente-empresa. A Vemm, empresa do grupo Eudemand, possui mais de 30 sites especializados em diversos assuntos para o público brasileiro. Sua equipe esclarece que portais bem desenvolvidos auxiliam os usuários no momento da busca por um serviço ou produto, porque contém informações úteis, além de ligação direta com o cliente. Essa teoria é provada na prática pelo sucesso das vendas através da geração de leads, isso porque aproveita a real intenção de compra de um possível cliente. Mesmo que o foco de uma empresa não seja a venda pela internet, a utilização da rede de informação pode servir como um divisor de águas nos resultados de um negócio.
Especialistas na área afirmam que mesmo as piores críticas devem ser analisadas. Por exemplo, um cliente que compra um produto de uma empresa A faz uma reclamação, esse dado deve ser verificado e até ser um significante aspecto para uma mudança. Investir em comunicação é um passo inteligente para colaborar com a imagem da empresa, e consequentemente, com relação de fidelidade com o cliente.
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