quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O futebol precisa da Tecnologia

As últimas semanas foram marcadas por um velho problema do futebol brasileiro: os erros grosseiros de arbitragem que foram registrados em diversas partidas do Campeonato Brasileiro. Pênaltis polêmicos, bola na mão ou mão na bola, expulsões, erros de impedimentos, etc. Muito foi e esta sendo falado na imprensa esportiva. Especialistas são ouvidos e lances reprisados até a exaustão, mas nada de realmente concreto é feito. Nem mesmo as recomendações da CBF para os árbitros tem dado certo. São erros atrás de erros.
Nas duas últimas rodadas do Brasileirão tivemos muitos lances polêmicos. No clássico entre Corinthians e São Paulo, foi um pênalti contra a equipe tricolor. Guerreiro chutou, o goleiro Denis defendeu e a bola espirrou batendo no braço de Antônio Carlos que no momento estava correndo ao lado e nem olhava para a bola. Erro do árbitro que deveria deixar o jogo seguir. O zagueiro do São Paulo não quis por a mão na bola. Ontem no Morumbi outra situação parecida, dessa vez com o zagueiro Samir do Flamengo. O quique da bola o engana e ela raspa de forma sutil em seu braço. Jamais isso seria pênalti como o árbitro marcou. E o erro foi tão grosseiro que a jogada aconteceu fora da área.
A arbitragem precisa se modernizar – Crédito: Picture of Gines Romero/Shutterstock.com
Lances assim poderiam muito bem ser melhor estudados pela arbitragem. Claro que me refiro ao treinamentos do juízes, porém porque não utilizar vídeos e replays das dezenas de câmeras espalhadas pelo campo? Porque não fazer algo similar a outros esportes e deixar o jogo mais justo? A Fifa começou este ano a utilizar a tecnologia em seus eventos. A Copa do Mundo do Brasil contou com os chips na bola que avisam o árbitro quando uma bola entra ou não no gol. Como deu certo, essa tecnologia será mais utilizada nos próximos anos nas maiores ligas do mundo. É um passo, pequeno é verdade, mas o futebol precisa se modernizar.
Outras modalidades estão muito a frente do futebol no quesito tecnologia. O futebol americano é um excelente exemplo, afinal quando acontecem lances polêmicos o jogo para e os árbitros conferem em vídeos toda a jogada antes de dar sequência a partida. Nos maiores campeonatos de tênis, com exceção dos que são jogados no saibro, a tecnologia também é uma grande aliada. Em bolas duvidosas os jogadores podem solicitar um desafio e conferir no replay onde a bolinha bateu. Basquete e vôlei são outros esportes que também consultam vídeos em lances complicados.
É preciso que o futebol também passe a utilizar mais a tecnologia como uma aliada. Só assim o esporte será mais justo com seus participantes e fãs.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário