quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dilma Rousseff fala sobre a Copa do Mundo à imprensa Internacional


Montagem com a repercussão da entrevista de Dilma Rousseff – Crédito: Blog do Planalto

Foi divulgado neste domingo (8) no Blog do Planalto, artigo da presidente Dilma Rousseff publicado na imprensa internacional. O texto, é basicamente uma carta de apresentação do Brasil aos estrangeiros e visitantes, e uma declaração de boas-vindas à Copa do Mundo.
É possível constatarmos de maneira subliminar, o teor pacificador da mensagem, na qual Dilma ressalta ser este, um momento de celebrarmos os valores da competição leal, e da convivência pacífica entre os povos.
O texto de Dilma traz ainda que é preciso revigorar os valores humanistas de Pierre de Coubertin (historiador francês e “pai” dos jogos olímpicos modernos). Valores da paz, concórdia e tolerância.
Dilma diz que esta será também a “Copa pela paz e contra o racismo, a Copa pela inclusão e contra todas as formas de preconceito, a Copa da tolerância, da diversidade, do diálogo, do entendimento e da sustentabilidade.”
Porém, creio que Dilma não foi muito “feliz” na referência, posto que trouxe um ar de contra-senso , haja vista que Barão de Coubertin teve sua visão humanista muito contestada pelos críticos radicais da época, que diziam ser presentes nele, um colonialismo tingido de racismo e misoginia .
Porém, de modo geral, texto bem escrito, enaltecedor de nossa nação verde, amarela, azul e branca! Apresenta ao mundo, um país forte, democrático e em constante aperfeiçoamento!
Por fim, o texto de nossa presidente traz algumas de nossas riquezas brasileiras, tais como, o povo hospitaleiro, alegre e generoso, a música, as belezas naturais, a diversidade cultural, a harmonia étnica e religiosa, e o respeito ao meio ambiente. Um texto festivo, bastante positivo, e porque não dizer, verdadeiro.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário