quarta-feira, 11 de junho de 2014

Franco Baresi: Uma grande história de Recuperação

Faltam três dias para a Copa do Mundo de 2014 começar. Além das possíveis manifestações contra o Mundial nas cidades-sedes e dos bilionários gastos em segurança, outro assunto que deu o que falar poucos dias antes da Copa foram o alto número de jogadores cortados as véspera do embarque para o Brasil. Craques como Franck Ribéry, Falcao Garcia e Marco Reus perderão o Mundial devido a sérias lesões. Infelizmente eles não poderão se recuperar a tempo de disputar as partidas em gramados brasileiros. Mas existiu um atleta que nos mostrou uma grande história de recuperação e vontade em disputar uma Copa. E aconteceu durante a própria Copa em questão com um dos maiores zagueiros que esse mundo já viu: Franco Baresi.
Baresi se recuperou a tempo e anulou Romário na final de 1994 – Crédito: Getty Images
Era o dia 23 de junho de 1994. A seleção italiana disputava sua segunda partida naquela Copa do Mundo contra a Noruega. Aos 4 minutos do 2º tempo Franco Baresi, sentiu uma lesão no joelho e foi obrigado a se retirar do gramado. O capitão do time italiano já vinha sentindo dores no joelho, mas decidiu jogar o Mundial no sacrifício. Aos 34 anos de idade, seria sua última Copa e ele queria vencê-la pela segunda vez (foi campeão em 1982).
Infelizmente as dores e a lesão indicavam que ele precisaria passar por uma cirurgia. Baresi então se submeteu a uma artroscopia, mas não foi cortado. Havia a possibilidade da Itália ser eliminada ainda na primeira fase, mas um empate contra o México na última rodada da primeira fase garantiu a Azurra nas oitavas. O zagueiro então passou a acreditar na recuperação da equipe no Mundial e na sua também. Os médicos garantiram que ele só poderia entrar em campo em uma hipotética final. Mas para isso, a Itália precisava chegar até lá. E chegou aos trancos e barrancos para encarar o Brasil.
Baresi recebe a medalha de prata após a decisão em 1994 – Crédito: Divulgação
Enquanto a Azurra ia avançando, Baresi trabalhava duro para se recuperar e tentar voltar a jogar. Normalmente, a recuperação de uma artroscopia leva cerca de 20 dias. O grande ídolo italiano teve três semanas para se preparar e no dia 17 de julho estava lá, no estádio Rose Bowl puxando a fila do time azul contra a seleção brasileira. Mesmo voltando de uma cirurgia, Baresi não fraquejou e jogou os 120 minutos. Foi tão eficiente que anulou Romário durante o jogo todo.
Mas nem tudo foram flores nessa recuperação. Baresi sonhava em erguer a Copa do Mundo. Seria a consagração de sua carreira na Squadra Azurra. Por isso ele chamou a responsabilidade e bateu o primeiro pênalti da Itália. Errou e caiu de joelhos no gramado. Foi consolado pelos companheiros, mas não conseguiu realizar seu sonho de ser campeão mundial mais uma vez. Mesmo assim, Baresi foi um vencedor, pois mostrou que a vontade de jogar um Mundial pode superar qualquer coisa. Uma história que pode servir de inspiração para aqueles jogadores que chegam ao Brasil longe da forma ideal
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário